Vacinas
Febre Amarela
Cingapura só exige um único certificado de vacinação e apenas de um grupo de seus visitantes.
Ela exige o certificado de vacinação contra Febre Amarela dos visitantes que estiveram nos 6 dias anteriores à viagem em um país aonde a Febre Amarela seja considerada doença endêmica. Cingapura inclui neste grupo o Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Perú e Venezuela. Você encontra informação mais atualizada sobre essa exigência na página na internet da Immigrations & Checkpoints Authority: Entry Requirements.
Portanto, se você parte do Brasil, deverá então levar o Certificado Internacional de Vacinação (constando imunização contra Febre Amarela realizada nos últimos 10 anos) junto com seus documentos.
O ideal é que a vacinação seja realizada pelo menos 10 dias antes da viagem. Ela pode ser realizada em um posto de saúde da sua região, já que o Governo brasileiro oferece a vacina de forma gratuita como forma de prevenir novos surtos epidêmicos de Febre Amarela no Brasil. Assim, vacinar-se contra Febre Amarela é interessante não só para garantir sua entrada em Cingapura como também para se proteger em viagens dentro do próprio Brasil. A vacina garante imunidade por 10 anos, sendo que após esse prazo, recomenda-se uma nova dose de reforço. Crianças só podem ser vacinadas após os 9 meses de idade. Não se recomenda reforço com períodos muito inferiores a 10 anos pela possibilidade maior de efeitos colaterais.
Outros países asiáticos e da América Latina e Central também exigem a imunização contra Febre Amarela. Assim, nossa recomendação é, se você ainda não se vacinou, que se vacine assim que você começou a cogitar uma viagem a Ásia ou mesmo América do Sul em sua parte central e norte. Mantenha sua vacina atualizada como mantém seu passaporte!
Já, o Certificado Internacional de Vacinação no Brasil pode ser emitido junto a ANVISA.
Em Cingapura não existe mais Febre Amarela nem Malária, mas eles possuem o mosquito que pode transmiti-las, assim, solicitando o certificado de vacinação, eles tentam assegurar-se que nenhum visitante que tenha a Febre Amarela possa vir a ser uma fonte para que esses mosquitos possam transmitir a doença para os demais em Cingapura.
Dengue
Em anos recentes, registrou-se um aumento dos casos de Dengue em Cingapura (mas nada próximo das epidemias que o Brasil ainda assiste a cada verão), doença com a qual os brasileiros e os demais Sul-Americanos estão familiarizados. Não há vacina para Dengue. O Governo de Cingapura tem uma página na internet sobre essa doença e sua prevenção.
Mais Informações
Se você quiser mais informações, procure um centro especializado em Doenças do Viajante para se informar mellhor sobre as recomendações de vacinação para o destino Cingapura ou outros destinos asiáticos incluídos na sua viagem. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil possui um site voltado para os viajantes. Nele é possível conseguir melhores informações sobre os cuidados com a saúde de acordo com seu roteiro de viagem (inclua todos os países que você deseja viajar). A ANVISA possui ainda um guia de bolso sobre saúde do viajante que pode ser baixado neste link (PDF).