O que e onde comer

ION Orchard, Singapore

Cingapura é conhecida por ter dois grandes esportes nacionais: comer e comprar. Em poucos lugares a comida é levada tão a sério e gera tanta paixão.

Na Ásia, Cingapura destaca-se junto com Hong Kong como os dois grandes centros gastronômicos. Defensores de Cingapura afirmam que a cidade destaca-se ainda mais que Hong Kong pelo fato de ter preços inferiores (comparando-se o mesmo nível de serviço) e manter a mesma qualidade da rival asiática.

Na Internet, são inúmeros os sites/blogs mantidos por foodies de todas as idades e interesses gastronômicos baseados em Cingapura tratando do tema. Outros sites destinam-se a compartilhar experiências gastronômicas por meio de avaliações de seus usuários. Perguntas como qual é o melhor hawker ou food court da cidade ou aonde se como o melhor prato “X” ou ainda qual é o melhor buffet ou restaurante de seafood da cidade geram discussões acaloradas.

Comer fora de casa faz parte do dia a dia de uma grande parte dos habitantes de Cingapura, além da comida desempenhar um papel importante nos rituais familiares, religiosos, culturais e profissionais dos cingapurianos.

Sabores de Cingapura

Cingapura, apesar de um país jovem, acabou absorvendo pratos de outras culturas e criando versões que tomaram vida própria e tem sabores só encontrados nessa cidade-país. O Laksa, o Hainamese Chicken Rice, o Roti Prata e o Rojak são alguns exemplos de pratos não originais de Cingapura, mas que agora tem sabores ou combinações de ingredientes próprios dessa cidade-país.

O prato nacional é o Chilli Crab, um prato nascido na East Coast de Cingapura que com o passar dos anos, como a própria cidade, veio se modificando. Mas ainda existem os locais que dizem fazer a antiga receita do Chilli Crab. Mas você pode provar também o Black Pepper Crab e o White Pepper Crab, versões mais aromáticas e menos picantes.

Apesar da fama do drink criado no Raffles Hotel, o Singapore Sling está longe de ser a bebida nacional. Os mais próximos disso seriam o café (Kopi, como é chamado por lá) e o chá (Teh como é chamado por lá) servidos em Cingapura, que muitas vezes com influências malaias tomam cores próprias na cidade. Dedicamos dois textos do GUIA DE CINGAPURA a apresentar o Singaporean Kopi e o Teh Tarik.

O Durian, um primo da Jaca e do Araticum, é a fruta nacional. Com odor e sabor muito característicos, além de não ser uma fruta barata, gera amor ou ódio em quem o prova. Saiba mais lendo este texto do guia.

A culinária Peranakan, culinária com raízes chinesas e com forte influência malaia, também tem destaque em Cingapura tendo origem histórica nos primeiros mercadores chineses que chegaram na ilha e que acabaram se casando com os locais.

O GUIA DE CINGAPURA possui uma página dedicada exclusivamente aos sabores mais típicos de Cingapura.

Sabores da Ásia

Como o país tem suas bases nas culturas malaias, indianas e chinesas, não faltam opções de restaurantes ofertando o melhor dessas culinárias a quem visita a cidade. Pratos de toda a Indonésia também podem ser facilmente degustados na cidade, já que o país está muito próximo de Cingapura. Vale ressaltar que essas culinárias são apresentadas em quase todas as suas variações regionais. Nada de comer apenas comida chinesa de origem cantonesa como é comum no Brasil. Tradições culinárias de várias regiões da China, Índia e Indonésia podem ser encontradas em Cingapura. Leia mais nas páginas dedicadas a culinária chinesa, culinária indiana e culinária malaia deste guia.

A oferta de restaurantes japoneses também é grande e varia desde kaiten (sushi servido na esteira rolante), passando por buffets japoneses até a arte do tradicional kaiseki. Leia mais na página dedicada a culinária japonesa deste guia.

Sabores do Mundo

A influência regional inglesa e holandesa do passado, a presença de uma grande comunidade de expatriados e de um grande fluxo de turistas associados ao enorme interesse por comida dos locais criaram as condições para que Cingapura se tornasse um terreno fértil para o estabelecimento de restaurantes ofertando o que de melhor o mundo oferece em termos de gastronomia.

Desde restaurantes com menus assinados pelos maiores chefes mundiais até representantes das maiores cadeias de restaurantes e fastfoods internacionais podem ser encontrados em Cingapura. Do churrasco brasileiro, passando pela culinária turca, persa, alemã, francesa, italiana, irlandesa… e até a mongol se fazem presentes na cidade!

Sabores para todos os bolsos

Para se comer bem em Cingapura não é necessário gastar fortunas. A famosa comida ofertada em Hawkers e Food Courts é encontrada facilmente por volta de 5 SGD. Existem inúmeros restaurantes de bairro ofertando comida regional a preços acessíveis. Mas se você quiser provar menus assinados por chefs locais ou mundiais renomados e/ou estrelados, também não vão faltar opções nessa cidade.

Assim, esta parte do guia destina-se a te orientar sobre os principais pratos e dar dicas sobre estabelecimentos aonde se pode encontrar a boa comida servida em Cingapura em todos seus níveis de sofisticação e preço.

————————————————————–
Leia mais nas páginas:

Sabores de Cingapura

Hawker

Food Court

Restaurantes:
De Alto Nível | Buffets | Seafood (Frutos do Mar) | De Culinária de Cingapura | De Culinária Peranakan | De Culinária Indiana | De Culinária Chinesa | De Culinária Malaia | De Culinária Japonesa

Você encontra ainda boas dicas sobre comida em Cingapura:

Nos Blogs

Mauoscar | Ieat ishoot ipost | Ladyironchef | Yumyumformytumtum | Gourmet Traveller

Nos Guias

Makansutra | Hungrygowhere | Timeout Singapore

Nos Aplicativos

Nesta página do GUIA DE CINGAPURA damos dicas de aplicativos para celulares e tablets que podem te ajudar a encontrar o que você procura em termos de comida em Cingapura.