Little India

Acesso: estação Little India e Farrer Park | Localização no Google Maps

Sri Veeramakaliamman Temple, Singapore

Dentro de uma política de segregação étnica mantida pelos antigos colonizadores ingleses (leia mais em Um pouco de história), acabou nascendo a Little India.

Ela permaneceu fiel às suas tradições mesmo depois da implantação da nova política de harmonia social, instaurada após a independência de Cingapura, que pôs um fim a esse tipo de fomento à segregação.

Singapore City Gallery

Little India talvez seja o bairro étnico de Cingapura que mais guarda traços da comunidade que o formou. Inicialmente com forte influência da cultura Tamil (região ao sudoeste da Índia de onde vieram os primeiros imigrantes indianos), hoje ela guarda traços das várias culturas e religiões que formam a Índia. Não é difícil encontrar mulheres usando saris ou homens usando as diversas vestimentas tão comuns na grande Índia.

Sri Veeramakaliamman Temple, Singapore

Por outro lado, podemos chamar Little India de uma Índia light, aonde a cultura e os costumes indianos renderam-se parcialmente à organização e limpeza que reinam em Cingapura. Como a Índia mesmo não é um destino fácil para o turista de primeira viagem (tem uma cultura densa com vários hábitos aos quais não estamos acostumados), Little India apresenta uma ótima introdução para quem ainda está em dúvida sobre uma viagem à Índia real, aonde as principais características culturais vistas em Little India se mostram com uma amplitude e densidade muito maior.

Little India, Singapore

Principalmente no entorno da Serangoon Road, principal rua do bairro, em um ambiente muito colorido, cheio de aromas e com calçadas estreitas agrupam-se lojas vendendo temperos, frutas, legumes e hortaliças, arranjos florais, tecidos, jóias, doces, roupas, musicas, filmes, enfim, tudo que a grande Índia tem a oferecer. O Little India Arcade, um centro comercial estabelecido em um prédio histórico, oferece uma degustação rápida do que o bairro tem a proporcionar.

Mustafá Centre, Singapore

O bairro ainda abriga a famosa Mustafa Centre, uma grande loja de departamentos aberta 24 horas por dia que vende um pouco de tudo que pode ser comprado na Little India, além do que se espera encontrar em um hipermercado, mas sem perder um ar de Índia dentro de seus corredores estreitos com prateleiras, balcões e araras cheios de produtos.

Little India, Singapore

Restaurantes e lanchonetes vendendo comidas típicas das várias regiões da Índia também não vão faltar. Existem até fast foods de comida Indiana por lá, como por exemplo o vegetariano Komala’s que tem lojas também espalhadas pela cidade. No Tekka Centre, você encontra um hawker bem simples (predominantemente mas não exclusivamente indiano), aonde é possível ter contato direto com as pessoas que ali trabalham ou vivem. Além do hawker, o Tekka Centre abriga um mercado de frutas/legumes/carnes/peixes e um conjunto de lojas vendendo principalmente produtos temáticos indianos (destaque especial para as roupas).

Na Race Court Road e nas suas imediações (Chander Road) existe uma farta oferta de restaurantes (turísticos, tradicionais ou modernos) servindo culinária indiana de várias regiões da Índia e até do Nepal.

Sri Srinivasa Perumal Temple, Singapore

A região possui vários templos hindus e mesquitas em vários níveis de sofisticação que ajudam a trazer mais ainda o turista para o clima indiano. Os belos templos Sri Veeramkaliamman e Sri Srinivasa Perumal são dois bons exemplos da cultura hindu.

Wanderlust Hotel, Singapore

Se no passado recente a região viu florescer uma série de opções de hospedagem de baixo custo (hostels e gueshouses) no entorno da Dunlop Street e Dickson Road, hoje ela começa a atrair opções mais sofisticadas, como alguns hotéis boutique como o famoso Wanderlust.

A Little India fica ainda mais interessante e bonita durante as várias festas indianas que são comemoradas lá, como o Thaipusan, o Pongal e o Deepavali (veja nosso Calendário de Eventos).

Assim, Little India é o local ideal para se ter o primeiro contato com a cultura, comidas e hábitos indianos para quem sempre teve interesse em conhecer a grande Índia e ainda tinha dúvidas ou para quem gosta do que o país tem a oferecer mas não se vê ainda em terras indianas de fato.

————————————————————–
Quer saber mais?

Principais atrações de Little India | Little India: Um roteiro de visita rápido | Little India: Um roteiro de visita completo | Hospedagem em Little India | Restaurantes em Little India