Singapore River

Acesso: Estação Clarke Quay | Localização no Google Maps

Raffles Landing Site, Singapore

O Singapore River é o rio mais importante de Cingapura e a história de Cingapura passou e ainda passa por ele. Se antes ele propiciava o ambiente necessário para que o comércio florescesse em Cingapura, comércio esse que fez de Cingapura o país que é hoje, agora ele traz a água doce que é acumulada na bahia de Marina Bay, reduzindo a dependência da cidade país deste recurso natural.

Ao norte do rio temos o Civic District, ao sul temos o Business District e Chinatown e a leste a nova região de Marina Bay. O rio consegue ligar o antigo ao moderno tanto geograficamente como arquitetonicamente.

Boat Quay, Singapore

Foi nas proximidades da foz do Singapore River que Sir Stamford Raffles (leia mais aqui) colocou seus pés pela primeira vez em Cingapura. Foi também nessa região aonde os primeiros mercadores se estabeleceram, já que ali era o antigo porto de Cingapura. Por muitos anos, foi ali o ponto mais importante da cidade.

A explosão do comércio em Cingapura trouxe efeitos colaterais para o rio. A poluição foi o maior deles, já que a explosão populacional associada ao alto tráfego de barcos vindo de todos os cantos, além das baixas condições sanitárias locais fizeram o rio quase morrer.

Em 1977 foi elaborado um plano para salvar e despoluir o rio em um período de 10 anos. O plano envolveu várias ações que passaram desde um plano de urbanização e moradia, que inclusive desalojou algumas industrias, cortiços e fazendas às margens do rio, até condutas sanitárias como manejo do lixo. O rio passou inclusive por uma dragagem retirando anos de lixo acumulado em seu fundo. Em 1987, foi anunciada a descontaminação do rio, que no futuro passaria a não mais desaguar no mar e sim em uma barragem, a Marina Barrage. O Porto de Cingapura foi deslocado para uma área mais favorável e não mais limitada pelas construções que foram sendo feitas próximo à foz do Singapore River.

Boat Quay, Singapore

Hoje andar pela região é um prazer. Construções históricas às suas margens foram restauradas e muitas hoje abrigam museus, salas culturais e complexos voltados ao entretenimento. Novas contruções modernas podem ser vistas ao caminhar pelos calçadões existentes em suas margens, que inclusive abrigam algumas belas obras de arte.

O rio em sua porção final possui 3 pontes que foram sendo criadas ou reformadas na medida que o trafego e a cidade crescia e são uma memória viva do crescimento dela. Próximo ao atual hotel The Fullerton está a Cavenagh Bridge cuja saturação levou a construção da também próxima Anderson Bridge. Como a Anderson Bridge também não foi suficiente, foi construída a atual Elgin Bridge, que foi construída no local aonde um dia esteve construída a primeira ponte sobre o Singapore River (inicialmente de pedestres).

Clarke Quay, Singapore

Boat Quay e posteriomente Clarke Quay e Robertson Quay, antigos cais dos portos e que guardavam armazéns antes movimentados e posteriomente abandonados, passaram por processos de re-ubarnização dando lugar agora a complexos de entretenimento e turísticos.

Mas não é só a pé que se pode conhecer a região de Singapore River. Por meio de um water táxi (barcos que atuam como táxis) ou passeios em barcos modernos travestidos de antigos bumboats clássicos pode se ter uma visão diferente da cidade.

É uma região de passagem obrigatória pelo visitante da cidade e um local ideal a para um fim de tarde e início da noite.

————————————————————–
Quer saber mais?

Principais atrações no Singapore River | Hospedagem no Singapore River | Restaurantes no Singapore River