Arab Quarter (Kampong Glam)
Acesso: Estação Bugis | Página web | Localização no Google Maps
O Arab Quarter (bairro árabe) de Cingapura, que é também conhecido como Kampong Glam, é uma área muito pequena formada por algumas poucas ruas no entorno da Sultan Mosque (Mesquita do Sultão).
No mapa, pode-se notar muito bem o contorno do bairro, que é limitado pelas Victoria Street, Jalan Sultan, Beach Road e Arab Street.
Ai se encontra o coração da Cingapura muçulmana. Coração porque ali bate mais forte a rica cultura muçulmana, mas ele está longe de ser um gueto, já que influências da cultura muçulmana e suas mesquitas podem ser vistas em vários outros pontos da cidade.
Veja Cingapura em um mapa ampliado
Quando Sir Stamford Raffles desenhou o primeiro projeto de Cingapura em 1822 (mais detalhes em Um pouco de história), ele já reservou essa região aos comerciantes árabes. Hoje em dia, ela é habitada por pessoas de origem principalmente malaia, descendentes dos primeirios mercadores que trouxeram seus produtos para a ilha.
Atualmente, Arab Street é uma autêntica Meca das lojas de tecidos, tapetes, saris, batiks, couro e perfumes, Você pode passar um bom tempo só entrando e saindo das lojas e absorvendo a atmosfera do bairro.
A pequena Haji Lane converteu-se em um autêntico paraíso para os amantes da moda. Em muito pouco tempo surgiram lojas vendendo as últimas tendências em roupas e acessórios.
Nesta região, você encontra ainda um bom número de excelentes restaurantes que oferecem ou combinam sabores árabes de origens diversas, como por exemplo, os provenientes da Turquia, do Líbano e do Egito. Há também vários restaurantes indonésios e persas. Muitos desses restaurantes estão na Bussorah Street, que é uma rua exclusiva para pedestres rodeada de casa coloniais e que te leva até a Sultan Mosque (Mesquita do Sultão).
A área é ainda salpicada por inúmeros cafés que oferecem a oportunidade de provar o Teh Tarik (“chá forçado ou empurrado” em uma tradução literal), que recebe esse nome devido a forma peculiar de servi-lo na qual é transferido repetidas vezes de uma certa altura entre dois vasilhames. Preparado com chá preto e leite condensado é a bebida nacional da Malásia.
O Malay Heritage Centre, que está sendo reformado (aconselha-se consultar se ele estará aberto durante sua visita) foi por muito tempo a residência da família real malaia, que já habitava a região antes da chegada dos ingleses. Hoje, a construção está sendo ocupada por um museu que celebra a contribuição malaia à história e ao presente de Cingapura.
No eixo central do bairro e o principal motivo que atrai tantos muçulmanos ao mesmo, está a impressionante Sultan Mosque, a Mesquita do Sultão em português ou Masjid Sultan em malaio. Sua cúpula dourada pode ser avistada de quase todo o bairro. Foi construída inicialmente em 1825 e um século depois foi substituída pela construção atual. A entrada ao interior da mesquita está reservada apenas aos muçulmanos.
Como chegar ao Arab Quarter?
A estação de metrô mais próxima é a Bugis, na linha verde.
O Arab Quarter está a apenas 15 minutos a pé de Little India, sendo assim muito fácil combinar a visita de ambos no mesmo dia. Para isso, é só seguir pela Arab Street e depois pela sua continuação, a Weld Road, que se chegará às proximidades da Serangoon Road, a principal avenida de Little India.
————————————————————–
Quer saber mais?
Principais atrações no Arab Quarter (Kampong Glam) | Restaurantes no Arab Quarter