Business District – CBD (Raffles Place)
Acesso: Estação Raffles Place e Tanjong Pagar | Localização no Google Maps
O Business District é também chamado de Central Business District – CBD. É nessa região aonde se concentra a maior parte dos arranha-céus de Cingapura, o centro financeiro da cidade e a sedes em Cingapura das grandes empresas internacionais e nacionais. Nas suas ruas, são também encontradas algumas das mais notáveis esculturas da cidade.
Com o crescimento da cidade, o que era chamado de Central Business District mudou um pouco, já que algumas regiões que formalmente faziam parte dele, como Chinatown ou parte de Marina Bay tornaram-se locais com muitos atrativos próprios e de grande apelo turístico. No GUIA DE CINGAPURA chamamos de Business District a região que inicia-se próximo a estação Raffles Place (que faz divisa com a região do Singapore River e Marina Bay), que segue sendo margeada pelo centro de Chinatown e que termina na Ayer Rajah Expressway nas proximidades do Porto de Cingapura. Um novo Business District está sendo criado na região localizada entre o Complexo Marina Bay Sands e o mar.
A maior parte dos arranha-céus de Cingapura localiza-se no entorno de duas vias que correm em sentidos opostos ligando o sul de Marina Bay até o Porto de Cingapura. A via que leva o tráfego de Marina Bay é formada pela Raffles Quay que depois passa a chamar-se de Shenton Way. Já a segunda que traz o tráfego das proximidades do Porto nasce como Anson Road e termina como Robinson Road.
A região é dominada pelos engravatados, ou melhor, pelos executivos e trabalhadores dos inúmeros escritórios ali localizados, já que por causa do calor local a gravata nem sempre faz parte do vestuário desses profissionais.
Apesar da arquitetura dos modernos prédios e o andar frenético de quem ali trabalha ser uma atração por si só, a região guarda um dos mais interessantes hawkers da cidade, o Lau Pa Sat, que consegue juntar o estilo hawker com um ambiente visualmente menos simples que é uma marca da maioria dos hawkers da cidade (leia mais aqui).
Como Chegar ao Business District?
O acesso à porção do Business District mais próxima de Marina Bay pode ser feito pela estação Raffles Place do metrô. Essa estação tem várias entradas/saídas e longos corredores subterrrâneos. Para se ter uma idéia, ela tem entradas localizadas nas proximidades do Singapore River até entradas nas proximidades do hawker Lau Pa Sat, ou seja, que cobrem uma distância de cerca de 3 quarteirões daquela região. Dependendo de onde se entra, pode-se caminhar uma boa distância nas galerias subterrâneas até o acesso aos trens.
As duas principais entradas dessa estação estão no Raffles Place Park, que é um pequeno parque com vários canteiros gramados, algumas esculturas e que se torna um oásis verde em meios aos grandes prédios que o cercam.
Mesmo que você não vá a Cingapura para trabalhar, vale uma caminhada rápida pela região e principalmente uma visita ao Lau Pa Sat que fica muito agitado na hora do almoço e ao final do expediente nos escritórios da região.
————————————————————–
Quer saber mais?
Principais atrações no Business District | Hospedagem no Business District | Restaurantes no Business District