Chinatown
Acceso: estação Chinatown | Página web
Como Little India, Chinatown nasceu da política de segregação étnica mantida pelos antigos colonizadores ingleses. Quando Sir Stamford Raffles começou a planejar o urbanismo de Cingapura, ele reservou à minoria chinesa (hoje, etnia majoritária) toda a região ao sudoeste do Singapore River (Rio Cingapura). Dentro dessa região, cada clan chinês foi disposto em uma área diferente.
Apesar da Chinatown de Cingapura encontrar-se hoje em uma cidade aonde 70% da população tem ascendência chinesa, o que na teoria esvaziaria um pouco sua importância, ela é um bairro étnico que oferece uma excelente oportunidade de saborear as mesclas culturais e étnicas que são a marca registrada dessa nação e ao mesmo tempo visitar o legado vivo da população chinesa, uma das etnias que formam a espinha dorsal da história do país.
Lá, o visitante encontra muito da herança chinesa, mas também pinceladas importantes dos legados hindú e malaio em um bairro cujas casas antigas contrastam com os arranha-céus do vizinho distrito financiero, que proporcionam um telão de fundo surpreendente para a região.
Em um desses edifícios modernos, mas ainda dentro de Chinatown, localiza-se a Singapore City Gallery, uma galeria/museu que contém uma gigantesca maquete da cidade. Outro ícone da modernidade arquitetônica da cidade é o impressionante Pinnacle@Duxton, um moderno e gigantesco conjunto habitacional planejado pelo governo.
Chinatown compreende cinco distritos: Telok Ayer, Bukit Pasoh, Tanjong Pagar, Kreta Ayer y Ann Siang Hill. Ainda que cada distrito tenha seus pontos de interesse, o coração do bairro está em Kreta Ayer, ao lado da estação Chinatown do metrô e entre as ruas Eu Tong Sen Street e South Bridge Road.
As ruas Mosque Street, Pagode Street Temple Street e Smith Street guardam um ambiente muito colorido e vivo. Como uma boa parte dessas ruas foi reformada recentemente, as casas antigas brilham preciosamente refletindo os diferentes estilos arquitetônicos característicos do bairro.
As lojas e estabelecimentos comerciais sucedem-se na forma de restaurantes, hotéis, guesthouses, farmácias tradicionais e outros tipos de comércio. O aroma da carne seca grelhada freneticamente ao estilo chinês nas várias lojas do bairro acompanha qualquer passeio por Chinatown. Aproveite que várias dessas lojas oferecem pequenas amostras para degustação e prove uma delas, nem que seja para ter sua própria opinião a respeito dessa iguaria chinesa.
Vários complexos importantes de compras localizam-se em Chinatown. A variedade é grande e vai desde a mais sofisticada loja de departamentos Yue Hwa Chinese Products, que em seus 5 andares contém todo tipo de produto chinês, até o grande e popular People’s Park Complex.
Restaurantes, principalmente chineses, estão distribuídos em todas as ruas e avenidas. A Smith Street converte-se, ao cair da tarde, na Chinatown Food Street, um hawker ao ar livre em pleno coração de Chinatown. O Maxwell Food Centre, mais organizado e que segue o modelo tradicional, é um outro digno representante dos hawkers, categoria da qual também faz parte o Chinatown Complex Food Centre.
Poucos ficarão surpreendidos em saber que em Chinatown existem templos chineses espetaculares como o Buddha Tooth Relic Temple (aonde se acredita guardar em forma de relíquia um dente de Buda) e o Thian Hock Keng Temple, mais antigo e igualmente interessante. Mas lá também se encontra um dos mais bonitos templos hindus de toda Cingapura, o Sri Mariamman Temple, e uma das mais importantes mesquitas da cidade, a Jamae Mosque, além do santuário Nagore Durgha Shrine.
O colorido e a agitação de Chinatown se torna ainda mais interessante durante a celebração do Ano Novo Chinês e outras festividades do calendário chinês (saiba mais visitando o nosso Calendário de Eventos).
Como chegar a Chinatown?
A estação Chinatown do metrô está localizada no centro turístico do bairro, tornado-se assim a melhor opção de acesso a região.
Além das suas próprias atrações, a sua localização e infra-estrutura credenciam Chinatown como uma ótima base para explorar Cingapura. Hospedando-se ali, o turista pode aproveitar-se de sua excelente cobertura pelo metrô, da possibilidade de percorrer a pé as distâncias entre ela e as regiões vizinhas de Business District, Civic District e Singapore River, além da boa oferta de hotéis.
————————————————————–
Quer saber mais?
Principais atrações de Chinatown | Hospedagem em Chinatown | Restaurantes em Chinatown