Changi – o aeroporto de Cingapura

Changi Airport, Singapore

Começamos aqui a descrever o aeroporto de Changi e damos dicas para quem está chegando ou partindo de Cingapura usando Changi. Mas as informações sobre Changi não se limitam a esta página. Temos páginas dedicadas a ensinar como sair do ou chegar ao ao aeroporto, a descrever seus terminais e dar dicas a quem precisa de hospedagem no aeroporto ou vai fazer apenas uma conexão por lá. 

Changi Airport, Singapore

O aeroporto de Changi, ou simplesmente Changi como é conhecido, está sempre no topo da lista dos melhores aeroportos do mundo. Muitos como estes que escrevem este guia acreditam que ele é o melhor aeroporto do mundo.

Changi Airport, Singapore

Mas o que faz de Changi um aeroporto tão reverenciado? Um planejamento atual e futuro agressivo, uma filosofia clara de serviços e o fato assumir a posição de principal porta de entrada e de cartão de visitas de um país fazem dele um aeroporto ímpar.

Como a própria Cingapura, Changi está sempre em ampliação ou reforma. Por exemplo, mesmo antes do Terminal 3 (o mais novo e moderno) abrir suas portas para vôos regulares, o Terminal 1 entrou em reforma. Finalizada a reforma do T1, iniciará a demolição do Budget terminal para dar origem ao terminal 4 (previsto para ser inaugurado em 2017). Assim, muito antes de visualizar uma saturação da capacidade dos terminais atuais, as autoridades locais já trabalham no planejamento do próximo terminal.

Changi Airport, Singapore

Que tal desembarcar, passar pela imigração e pegar sua mala em cerca de 20 minutos? Isso é possível em Changi, um aeroporto que lida atualmente com cerca de 45 milhões de passageiros por ano!

Muito de seu sucesso está depositada em uma filosofia de serviços que eles chamam de “Changi Experience” que além de focar em assegurar uma imigração rápida e indolor (dentro dos limites que processos como esses estão submetidos) e de uma retirada simples e rápida das bagagens, tudo é pensado para proporcionar uma série de serviços, facilidades e experiências que possam ser agradáveis ou mesmo divertidas aos seus usuários independente se chegam, se partem, se fazem apenas conexões no aeroporto ou se trabalham nele. O interessante é que essa filosofia de serviço é passada a todos que atuam no aeroporto, independente de estarem diretamente subordinados a sua administração.

Changi Airport, Singapore

Oferecendo vários playgrounds para crianças, jardins de todo tipo (cobertos e ao ar livre), uma piscina, cinemas, um borboletário, áreas de descanso e relaxamento, máquinas de massagens para os pés, acesso gratuito à Internet (seja WiFi ou por meio de computadores disponíveis nas áreas internas), salão de jogos eletrônicos, inúmeras lojas e opções para alimentação para todos os gostos e bolsos (inclusive uma food court), um supermercado, lavanderia, City Tours grátis e até um escorregador com 12 metros de altura, Changi costuma superar nossas expectativas em termos de aeroportos. Isso tudo mantendo preços semelhantes aos cobrados no centro da cidade. Assim, passeando por Changi, em alguns momentos esquecemos que estamos em um aeroporto.

Changi Airport, Singapore
Changi Airport, Singapore
Changi Airport, Singapore
Changi Airport, Singapore
Changi Airport, Singapore

Mesmo quem faz uma simples conexão lá podem ter contato com os dois maiores esportes nacionais: Comer e Comprar. Nas áreas de trânsito são inúmeras as opções de compras e de alimentação. De fast foods a Caviar Bar, de eletrônicos (Sony Style, Apple Stores) a roupas de grife (Prada, Mil Mil, Tiffany…), consegue-se um pouco de tudo. Se o tempo de conexão for um pouco mais longo (mais de 5 horas), o aeroporto oferece um City Tour de 2 horas grátis para quem quer conhecer a cidade (procure o guichê localizado dentro da aérea restrita – há várias placas indicando o local – antes de passar pela imigração).

——————————-
Changi em Números

Changi Airport, Singapore

Em 2011, o aeroporto teve um tráfego de passageiros de cerca de 46,5 milhões, sendo a capacidade instalada capaz de lidar com 73 milhões de passageiros.

Possui uma extensão total de 1300 hectares, sendo 870 em áreas anteriormente ocupadas pelo mar.

Changi Airport, Singapore

É o local de trabalho de 28 mil pessoas.

Recebe 5400 vôos por semana, ou cerca de 1 a cada 2 minutos, e lida com cerca de 13 mil malas por hora que podem ser carregadas em um dos 6400 carrinhos de bagagem.

Mais de 130 opções de lojas lidando com comida ou bebida e cerca de 290 estabelecimentos oferecendo serviços ou produtos aos seus passageiros.

——————————-
Dicas – Para quem está chegando em Changi

    • Há uma grande probabilidade da sua mala já estar te esperando quando você chegar na esteira. Venha tranquilo curtindo o aeroporto e usando uma das várias esteiras rolantes disponíveis. Se você quiser, poderá inclusive dar uma olhada nos preços das lojas.

 

    • A imigração pode até ter alguma fila, mas anda normalmente muito rápido. Não esqueça de ter o formulário de imigração já preenchido.

 

    • Mesmo antes da imigração, existem uma série de mapas turísticos gratuitos e folhetos sobre o funcionamento do aeroporto e promoções locais. Pegue cópias deles, já que podem ser muito úteis na sua viagem. Fique de olho para pegar cópias em inglês, já que existem cópias também em chinês, japonês, tamil e malaio.

 

    • Próximo a saída da salão das esteiras, existem oficiais e aparelhos de raio X. Antes de sair correndo para fora do salão, olhe para um desses oficiais que te dirá se é necessário ou não passar suas malas pelo raio X e inspeção.

 

    • Já na área pública, você poderá trocar dinheiro (você consegue câmbio melhor depois no centro da cidade) ou sacar dinheiro em caixas eletrônicos dispostos normalmente nas extremidades dos terminais.

 

    • Existe um balcão de informações turísticas do Singapore Tourist Board (sob a marca Your Singapore) em todos os terminais. Um ótimo local para tirar dúvidas ou pegar mais informações ou folhetos. Se ainda não pegou, pegue um exemplar da revista Where Singapore – Your Essencial Singapore Guide e uma mais fina que cobre as principais acontecimentos do trimestre na cidade.

 

    • Tanto na área de desembarque como na área de embarque ou ainda no subsolo de alguns terminais existem diversas opções de lugares para comer ou beber algo, se você quiser fazer uma parada antes de partir em direção à cidade.

 

    • Se tiver chegado de Singapore Airlines, guarde bem o canhoto do seu cartão de embarque, ele te dá direito a alguns descontos exclusivos nos próximos 7 dias em Cingapura.

 

    • Já no aeroporto é possível comprar um chip pré-pago para o seu telefone (leia mais aqui) ou um cartão EZ-Link, muito útil para quem vai passar mais que 3 dias na cidade.

 

    • O aeroporto possui serviço de guarda malas a preços bem razoáveis. Caso você venha a ficar poucos dias na cidade, poderá até deixar uma de suas malas no aeroporto e carregar menos peso durante a sua estadia.

 

——————————-
Dicas – Para quem está partindo de Cingapura

    • Como o aeroporto oferece um grande número de opções de alimentação, compras, comidas e diversão (inclusive para crianças), vale a pena chegar mais cedo ao aeroporto. Se você voa de Singapore Airlines é possível fazer o check in com até 48 horas antes da viagem. Nesta página do website oficial do aeroporto há uma lista do horário de funcionamento dos check ins das companhias que operam no aeroporto e a antecedência permitida para as demais companhias aéreas.

 

    • Se você for querer pedir o reembolso do imposto pago em produtos que levará para fora de Cingapura (leia mais aqui sobre o Tax Refund), lembre-se de fazer o procedimento antes de despachar as malas, caso o produto for ser despachado. Pode ser necessário mostrá-lo no setor de alfândega primeiro.

 

    • Feito o check in, aproveite e pegue alguns folhetos sobre o aeroporto. Alguns possuem mapas do aeroporto outros dão dicas de promoções em curso nas lojas ou restaurantes/lanchonetes do aeroporto. Se você estiver voando de Singapore Airlines, existem promoções exclusivas para os passageiros dessa companhia aérea.

 

    • Se tiver chegado muito cedo e curtiu bastante a culinária dos hawkers ou food courts de Cingapura e ainda ficou com vontade de mais, siga para o subsolo do T3 aonde fica o Kopi, uma food court dentro do aeroporto. Fica ao lado do supermercado do aeroporto.

 

    • Se tiver alma jovem, você pode aproveitar para testar o Slide@T3, um escorregador com 12 metros de altura localizado no T3. Há uma versão para os pequenos que faz o maior sucesso!

 

    • Tenha o canhoto do seu formulário de imigração a mão e passe para a área restrita do terminal (você passará pela checagem de segurança e raio X apenas na porta da sua sala de embarque). Agora você pode escolher fazer um tour pelas lojas, pelas instalações (conhecer os jardins, os cinemas, relaxar na piscina ou visitar o borboletário) ou comer algo. Existe um trenzinho sobre rodas que liga os terminais, assim você não precisa ficar restrito ao seu terminal. Cuidado apenas para não perder o horário do seu vôo!

 

    • Se você tiver acesso as salas vips, muito provavelmente elas oferecerão algum tipo de prato quente e bebidas. Há uma sala conveniada ao Diners Club nos três terminais. Se estiver viajando de executiva na Singapore, não deixe de conhecer o SIA SilverKris Lounge, a super sala vip da Singapore no T3. Essa sala não é acessível a quem viaja na econômica, mesmo tendo status Gold na Star Alliance (que dá acesso a uma boa sala, a KrisFlyer Gold, mas não tão grandiosa com a da executiva da própria Singapore). Nesta página do website oficial de Changi, você encontra a lista das salas vips das companhias aéreas em Changi.

 

    • Como a checagem de segurança é feita na porta da sua sala de embarque, chegue com um pouco mais de antecedência na sua sala de embarque (algumas contam com pequenas áreas dirigidas às crianças).

 

    • Se seu vôo parte muito cedo, você pode optar por se hospedar no aeroporto. Existe um hotel na área pública e hotéis de trânsito (pagos por hora) já na área restrita (você pode usar um desses no caso de sua cia aérea permitir fazer um check in antecipado). Quem fica em um dos hotéis de trânsito pode usar a piscina no T1. Leia mais sobre hospedagem em Changi aqui.

 

    • O aeroporto possui serviço de guarda malas a preços bem razoáveis. Caso você venha a usar Changi como ponto de partida para novos destinos na Ásia e venha voar com uma franquia menor (principalmente nas low costs) que a do vôo até a Ásia , pode ser interessante deixar parte da bagagem no aeroporto a fim de pagar menos excesso de bagagem. Na hora de voltar a Cingapura para pegar o vôo de volta para casa, você pega de volta sua mala.

 

————————————————————–
Quer saber mais?

 Como sair do ou chegar ao ao aeroporto.

Conhecendo os terminais de Changi e seus pontos fortes.

Hospedagem no aeroporto de Changi.

Dicas para quem vai fazer uma conexão longa por lá, um aeroporto com inúmeras atrações próprias.

Mais informações

O site oficial do aeroporto de Changi é muito completo e possui ainda um mapa interativo para se localizar no aeroporto. Você pode ainda baixar um mapa em formato PDF.