Arab Quarter (Kampong Glam)
Na página Arab Quarter (Kampong Glam) da seção Conhecendo Cingapura falamos um pouco da história e da atmosfera do bairro. Aqui, vamos dar algumas sugestões sobre como percorrer a região, além de apresentar suas principais atrações.
O Arab Quarter é o menor dos três bairros étnicos de Cingapura (Chinatown e Little India são os outros) podendo ser percorrido em poucas horas. A visita pode-se alongar um pouco mais se nos colocamos a explorar as lojas do bairro e/ou aproveitamos para comer (lanchar ou mesmo almoçar ou jantar) em um dos vários restaurantes, bares ou cafés ali existentes.
1. Percorrendo o Arab Quarter
Ver Arab Quarter em um mapa ampliado
Vamos chegar ao bairro tomando o metrô até a estação Bugis. Saimos da estação em direcão à Victoria Street e seguimos pela direita nessa rua. Cruzaremos, a larga Ophir Road, depois a Arab Street e entraremos a direita na Jalan Pinang, uma pequena ruela em cujo final pode-se avistar a silhueta da parte posterior da Sultan Mosque ou mesquita do Sultão, a qual visitaremos mais tarde.
No final da Jalan Pinang, vire a direita na North Bridge Road. Nesta parte da North Bridge Road concentram-se um grande número de restaurantes muçulmanos muito populares e dependendo da hora do dia em que se passa por ali, o movimento pode ser grande. É um bom lugar para provar especialidades locais como o murtabak, uma massa recheada com carne picada de cordeiro e assada na grelha.
Continuamos e seguimos pela North Bridge Road, cruzamos novamente a Arab Street e entramos a esquerda na próxima rua, a pequena Haji Lane, cuja fama de concentrar lojas oferecendo as mais novas tendências da moda tem crescido nos últimos anos. É a rua mais estreita de Cingapura! Além das lojas, encontraremos vários cafés. Quase em seu final, está o Café Le Caire, uma boa opção para tomar um café ou comer algo.
Quando chegarmos ao final da Haji Lane, viramos a esquerda na Beach Road e novamente à esquerda no próximo cruzamento a fim de subir a Arab Street. Ali se concentra historicamente (desde que os malaios ocupararam essa região) os bazares da região e aonde vamos poder encontrar tapetes e todo tipo de tecido, além de perfumes árabes e malaios.
Subimos a Arab Street até ela cruzar a Muscat Street (estará a sua direita), entrando nela para chegar à entrada da Sultan Mosque, a mesquita do Sultão. Sua imponente silhueta impressiona ainda mais vista de perto.
A Bussorah Street é a rua que começa justamente à frente da mesquita e será por onde seguiremos nosso caminho. É uma preciosa rua aberta apenas a circulação de pedestres e rodeada por ambos os lados por casas de arquitetura tradicional. Seguiremos sua primeira porção até chegar a Baghdad street, em cuja esquina à direita veremos o Kampong Glam Café, outro bom lugar para dar uma parada e degustar a cozinha árabe. Logo após o café, ainda na Bussorah, encontra-se o restaurante turco Alaturka para quem busca sabores mais mediterrâneos.
Nosso ziguezague pelo bairro árabe segue agora pela Kandahar Street (pegue a Baghdad Street e vire na próxima a rua à esquerda), uma rua que contém casas que mesclam influências malaias e chinesas, com belos detalhes arquitetônicos. Há vários restaurantes nessa rua oferecendo comida indonésia e tailandesa.
Entraremos então por uma lateral da parte externa do Malay Heritage Centre (localizada quase à frente da interseção com a Muscat Street), nem que seja só para contemplar sua arquitetura desde fora. Ele foi o palácio da família real malaia, que governava Cingapura na época da chegada de Sir Raffles a Cingapura. Uma curiosidade: no terreno do palácio poderão ser vistas árvores gelam, cujo tronco se usava para construir barcos. Essa espécie de árvore dá nome ao bairro árabe de Cingapura, Kampong Glam (Kampong quer dizer vila em malaio e Glam vem da árvore gelam).
Já no caminho de saída do bairro, sairemos pela entrada principal do Malay Heritage Centre na Sultan Gate e seguiremos até a Pahang Street aonde viraremos a esquerda e novamente a esquerda na Jalan Sultan, onde, se estiver fazendo o passeio após as 13 horas, poderá realizar uma viagem no tempo entrando na loja de antiguidades The Heritage Shop (no número 93). Continue na Jalan Sultan (você cruzará no caminho a North Bridge Road) e já quase no final da rua, após cruzar a Victoria Street (no outro lado da avenida), existe uma outra importante mesquita, a Malabar Mosque.
Retorne a Victoria Street e virando nela em direção ao Rochor Canal. Nosso rápido passeio pelo bairro árabe acaba seguindo a Victoria Street até as proximidades da estação Lavender do metrô.
2. Alguns conselhos práticos
- O roteiro pode ser realizado mais ou menos rapidamente se você fizer mais ou menos explorações de uma infinidade de lugares que vão chamar sua atenção ao longo do passeio e que não mencionamos especificamente em nosso roteiro.
- Não tenham nenhum medo de sair do roteiro e explorar o que te chamar a atenção. O Arab Quarter é um lugar seguro.
- Como uma boa parte do passeio é feita ao ar livre, se recomenda realizá-lo em um dia sem chuva.
- Anda-se bastante, por isso é interessante usar um sapato confortável, levar protetor solar, um chapéu ou boné, e porque não, um guarda chuva também.
- Em Cingapura pode fazer bastante calor, por isso é importante que se faça algumas paradas para descanso e não se esqueça de hidratar-se continuamente. Ao longo do roteiro existem várias lojas/lanchonetes ou mesmo máquinas vendendo água e outras bebidas (algumas bem regionais).
3. Mais informações
O GUIA DE CINGAPURA possui ainda informações mais detalhadas das principais atrações do Arab Quarter. Abaixo você encontra o índice para facilitar suas buscas por maiores informações:
1. Templos
2. Lojas, mercado e centros comerciais
3. Restaurantes, bares, cafés e experiências gastronômicas
Café Le Caire
Kampong Glam Café
Hajah Maimunah Restaurant
Alaturka
Rumah Makan Minang
Singapore Zam Zam
4. Outras atrações