Civic District
Na página Civic District da seção Conhecendo Cingapura, já falamos um pouco da história e da atmosfera do bairro. Aqui vamos dar algumas sugestões sobre como percorrer a região, além de apresentar suas principais atrações.
O Civic Distric é um bairro que concentra uma boa parte do legado histórico-artístico colonial de Cingapura, além de um grande número de museus.
Pode-se percorrer a região em 2 ou 3 horas, mas sua visita pode estender-se muito mais se você decidir visitar algum dos ótimos museus da região.
1. Percorrendo o Civic District
Ver Civic District em um mapa ampliado
Vamos começar o passeio pela estação Esplanade do metrô. Justo ao seu lado está o Civilian War Memorial, uma homeagem aos que faleceram durante a Segunda Guerra Mundial.
A primeira grande parada do roteiro, seguindo pela Bras Basah Road, é no venerável Raffles Hotel (cuja entrada principal é na Beach Road), uma instituição em Cingapura, mas que tem ficado em segundo plano diante do vigor do setor hoteleiro no entorno de Marina Bay. Dentro do hotel existe um museu gratuito, o Raffles Hotel Museum, que conta a história do hotel e está aberto ao público das 10h às 19h, diariamente.
Saindo do hotel, seguimos pela Bras Basah Road e vamos entrar no CHIJMES, um complexo de bares, restaurante e algumas lojas constuído em um ambiente muito agradável que um dia abrigou um convento.
Depois do Chijmes, voltamos a Bras Basah seguimos em frente passando a frente da Cathedral of the Good Sepherd e posteriormente pela bonita arquitetura do Singapore Art Museum (SAM).
Cortaremos pelo meio do parque construído à frente do SAM (em cima da estação Bras Basah do metrô) em meio ao seu verde e espelhos d’água em direção a Stamford Road para avistar a bela arquitetura do National Museum of Singapore, um museu que conta a história de Cingapura tanto de uma forma tradicional como através dos objetos, comidas e histórias de vida.
Seguindo pela rua que passa a esquerda do museu, podem ser vistas as escadas rolantes que dão acesso a uma das entradas do Fort Canning Park, se por acaso queira dar uma volta por lá.
Vire a esquerda e no passeio continua pela Armenian Street. Passaremos a frente do comentado restaurante Fifty Three (cozinha experimental) e um pouco depois à frente do Peranakan Museum, que mesmo que não atraia a sua visita possui uma bela arquitetura. Os Peranakan foram os descendentes dos primeiros mercadores chineses que habitaram Cingapura, Malásia e Indonésia nos séculos XV e XVI , que acabaram casando com as locais e que tiveram uma cultura muito influênciada pelo colonialismo inglês e holandês na região (constituíam uma elite local).
Volte pela mesma Armenian Street virando a esquerda na esquina com a Fort Canning Rise e siga passando a frente do Singapore Philatelic Museum.
Continue e vire a direita na movimentada Hill Street aonde você poderá ver o prédio da Central Fire Station – Civil Defense Heritage Gallery, o antigo quartel general dos bombeiros e que tem um pequeno museu gratuito dentro.
Do outro lado da Hill Street e quase à frente da Central Fire Station, está uma das entradas do Funan Digitalife Mall, um shopping especializado em produtos eletrônicos e de informática que é para obrigatória para quem está interessado em fazer compras desse tipo em Cingapura. Nem que seja só para fazer uma pesquisa de preços.
Continuando pela Hill Street, chegaremos até ao rio Cingapura para poder contemplar a fantástica fachada do MICA Building, com suas centenas de janelas coloridas. Do outro lado do rio, está o início do distrito financeiro de Cingapura.
Viramos agora a esquerda e novamente a esquerda na próxima esquina (fazendo um “U”) para seguir pela na North Bridge Road (paralela a Hill Street). Seguiremos no sentido contrário ao que viemos na Hill Street, cruzaremos a High Street e na esquina com a Coleman Street já podemos avistar a St. Andrew’s Cathedral.
Viramos a direita na Coleman Street e seguimos até a St. Andrews’s Road. À esquerda na St. Andrews Road está uma das entradas da St. Andrews Cathedral. À sua frente estará o Padang. Seguiremos à direita na St. Andrew’s Road aonde estão o City Hall e a Old Supreme Court, edifícios que se encontram fechados ao público porque estão sendo reformados para abrigar a National Art Gallery.
Entramos agora na parte final do passeio, aonde visitaremos mais prédios históricos. Seguimos na St. Andrew’s Road e cruzamos a High Street. Veremos então a The Arts House e o anexo Old Parliament House e no outro lado da rua o Victoria Theatre and Concert Hall (fechado para reforma) e o Asian Civilisations Museum – ACM próximo a beira do rio.
Nosso passeio pelo Civic Distric de Cingapura termina em um lugar cheio de simbolismo (à beira rio e bem ao lado do ACM), o Sir Stamford Raffles Landing Site. Ali seria o lugar exato aonde Sir Stamford Raffles (leia mais em Um pouco de história) teria pisado pela primeira vez em Cingapura no ano de 1918. Neste lugar, há uma estátua em sua homenagem que agora está espetacularmente emoldurada por arranha-céus do centro financeiro de Cingapura localizado do outro lado do rio.
O passeio pelo Civic District pode continuar facilmente em direção as regiões vizinhas de Business District, de Marina Bay e de Singapore River.
O roteiro por nós proposto pode ser realizado tanto pela manhã como a tarde. Igualmente pode-se realizá-lo no sentido inverso, começando pelo Sir Stamford Raffles Landing Site e terminando na estação Esplanade do metrô.
2. Alguns conselhos práticos
- O roteiro pode ser realizado mais rapidamente ou mais lentamente diante sua vontade de explorar a infinidade de locais que vão acabar chamando sua atenção e que não citamos especificamente no nosso intinerário. Se desejar conhecer os museus, leve isso em consideração ao programar o tempo de sua visita ao Civic District.
- Não tenha medo de sair do roteiro e explorar todos os locais que te chamem a atenção. O Civic Distric é um lugar seguro.
- Como uma boa parte do passeio é feita ao ar livre, se recomenda realizá-lo em um dia sem chuva.
- Anda-se bastante, por isso é interessante usar um sapato confortável, levar protetor solar, um chapéu ou boné, e porque não, um guarda chuva também.
- Se pretende visitar museus ou shoppings, traga algo para se proteger do superpotentes aparelhos de ar condicionado dos edifícios de Cingapura.
- Em Cingapura pode fazer bastante calor, por isso é importante que se faça algumas paradas para descanso e que não se esqueça de hidratar-se continuamente. Ao longo do roteiro existem várias lojas/lanchonetes ou mesmo máquinas vendendo água e outras bebidas (algumas bem regionais).
3. Mais informações?
O GUIA DE CINGAPURA contém informações mais detalhadas sobre as principais atrações do Civic Distict. Abaixo, você encontra o índice para facilitar suas buscas por maiores informações:
1. Lugares históricos
City Hall
Civilian War Memorial
MICA Building
Old Supreme Court
Sir Stamford Raffles Landing Site
2. Museus
Art House – Old Parliament House
Asian Civilisations Museum – ACM
Central Fire Station – Civil Defense Heritage Gallery
National Art Gallery
National Museum of Singapore
Peranakan Museum
Singapore Art Museum
Singapore Philatelic Museum
3. Igrejas
Cathedral of the Good Sepherd
Armenian Church of St. Gregory The Illuminator
St. Andrew’s Cathedral
4. Lojas, Mercados e centros comerciais
5. Restaurantes, bares, cafés e experiências gastronômicas
6. Hotéis
Fort Canning Hotel
Raffles Hotel
7. Outros lugares de interesse
Fort Canning Park
Padang
Victoria Theatre and Concert Hall
————————————————————–
Quer saber mais?
Principais atrações do Civic District | Hospedagem no Civic District | Restaurantes no Civic District